nosso time
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Qual perfil do Gestor Escolar dessa nova década?
Objetivos do Encontro:
• Fortalecer dicas de como promover a melhoria da qualidade da educação de sua escola com fontes e evidências relacionadas ao ensino e a aprendizagem;
• Proporcionar oportunidades aos gestores escolares de práticas para atuarem o processo de ensino e aprendizagem utilizando o planejamento, monitoramento e avaliação como meios para alcançar uma aprendizagem significativa e eficiente.
• Apresentar aos gestores mecanismos para ampliação da análise intencional na direção dos resultados pretendidos com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como: a elaboração, a circulação, a partilha de dados e informações, bem como a produção de conhecimento.
• Incentivar os gestores a refletirem sobre suas práticas na gestão escolar, para desenvolverem estratégias que favoreçam a qualidade do ambiente escolar, dos processos educativos, técnicos, administrativos e pedagógicos, com foco na melhoria dos resultados desempenhos escolares e das as avaliações externas.
• Como trabalhar com ferramentas que posam identificar coerências entre resultados desejados, desempenhos, estratégias e experiências de ensino e aprendizagem.
VILMAR DE BRITTO
espírito santo
Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia Magistério; Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação pela PUC-RJ, e Planejamento Educacional Pela UNIVERSO. Dirigente Municipal de Educação do Município de Jerônimo Monteiro desde 2017. Atuou como Gestor da EEFM “Jerônimo Monteiro” no Município de Jerônimo Monteiro; Gerente de Gestão Escolar SEME de Cachoeiro de Itapemirim; Atuou como Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo – Cachoeiro de Itapemirim; Preceptor do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba. Presidente da UNDIME-ES e Região Sudeste de 2017-2021. Conselheiro Estadual de Educação desde dezembro de 2019.
O plano de Gestão Escolar e as Principais Ferramentas de um planejamento.
O plano de gestão tem por finalidade, proporcionar as condições necessárias para que a escola cumpra o seu papel de desenvolver um ensino de qualidade, assegurar a permanência dos alunos na escola, conquistar novos alunos com uma prática eficaz. O plano de gestão é, portanto, um documento que deverá conter todas as informações e ações necessárias, para a boa gestão da escola.
Alguns dos pontos que devem estar dentro de um plano de gestão escolar são:
• número de funcionários;
• número de matrículas ativas;
• número de alunos que deixam a escola por ano ou semestre;
• calendário anual;
• metodologias educacionais;
• recursos e finanças;
• ações e eventos promovidos pela gestão escolar
Iremos abordar em nossa live alguns temas primordiais para melhor atender sua realidade, para desenvolver um plano de gestão escolar eficaz e eficiente.
São eles:
• Conhecer a realidade e situação escolar, bem como sua comunidade e sua clientela
• Elabore o Projeto Político Pedagógico
• Desenvolver as metodologias a serem adotadas a curto e longo prazo
• Identificar e planejar seu plano financeiro
• Faça um trabalho colaborativo e participativo, Incluindo sua equipe ao plano
• É primordial estabelecer diálogos
• Desenvolva projetos e ações eficazes, mensuráveis, concretas e datas previstas
• O plano de gestão é um documento necessário e que deve ser avaliado e reavaliado diariamente.
Quanto mais completo for o plano de gestão escolar, melhores serão nossos resultados!
Importante saber as metas a serem desenvolvidas para um bom planejamento. O objetivo é fazer da escola referência de ensino em sua região.
ROSELANE ARAÚJO
Espírito Santo
Mestranda em Ciências da educação pela Universidade Columbia Del Paraguai; Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo; Atuou como Gestora escolar; Gerente da Educação Infantil, Subsecretária de Educação Básica, Subsecretária de Apoio ao Ensino do Município de Cachoeiro de Itapemirim ES, FOPEIES e Educação do Campo; Atualmente é Pedagoga efetiva da Unidade Central/Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim. Coordenadora Pedagógica do Instituto Conhecer/Máxima Eventos; Pesquisadora e Palestrante.
AVALIAçãO EXTERNA DE PONTA A PONTA. Como tornar sua escola uma campeã de resultados em sua cidade?
Objetivos do Encontro:
• Fortalecer dicas de como promover a melhoria da qualidade da educação de sua escola com fontes e evidências relacionadas ao ensino e a aprendizagem;
• Proporcionar oportunidades aos gestores escolares de práticas para atuarem o processo de ensino e aprendizagem utilizando o planejamento, monitoramento e avaliação como meios para alcançar uma aprendizagem significativa e eficiente.
• Apresentar aos gestores mecanismos para ampliação da análise intencional na direção dos resultados pretendidos com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como: a elaboração, a circulação, a partilha de dados e informações, bem como a produção de conhecimento.
• Incentivar os gestores a refletirem sobre suas práticas na gestão escolar, para desenvolverem estratégias que favoreçam a qualidade do ambiente escolar, dos processos educativos, técnicos, administrativos e pedagógicos, com foco na melhoria dos resultados desempenhos escolares e das as avaliações externas.
• Como trabalhar com ferramentas que posam identificar coerências entre resultados desejados, desempenhos, estratégias e experiências de ensino e aprendizagem.
Vanusa Stefanon
espírito santo
Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Especialista em Matemática na área do conhecimento de Ciências Exatas e da Terra em Pós-Graduação lato-sensu – FERLAGOS, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Iguaçu. Professora estatutária – Prefeitura Municipal de Cariacica. Integrante do grupo GEPEM-ES – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo.
A Importância da interação entre Escola, Família e Comunidade na formação integral dos estudantes
Para promover a formação integral dos estudantes considerando as múltiplas dimensões – social, corporal, cognitiva, afetiva e cultural, a escola precisa transcender a organização estática, romper com a linearidade que o currículo escolar tem se apresentado e promover interação com a família e comunidade. No Brasil, embora a formação integral tenha sido pensada de diversas maneiras no cenário escolar há décadas, o ideal de formação plena garantida por um processo educativo que auxilia a criança/adolescente a desenvolver competências para a vida, capacitando-a a fazer escolhas conscientes, começou a ganhar forças no final do século XX. Essas expectativas de ensino fazem com que o ato de educar extrapole a sala de aula e ganhe uma nova conotação: a ressignificação do ensino e da aprendizagem imbricada com o cotidiano da vida, presente na família e na comunidade do estudante. Para isso, é necessário a utilização de diversas estratégias e iniciativas coletivas, integradas, dialógicas e propositivas. Os esforços individuais e coletivos serão o fio condutor para a construção da estrutura metodizada DRS: Desafio, Reflexão e Superação.
Valeria Grafanassi
Espírito Santo
Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguai, Assunção/Paraguai. Mestrado em Educação pelo Instituto Enrique José Varona, IEJV, Havana – Cuba (2003). Especialização em Língua Portuguesa. Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro, UNIVERSO, Espírito Santo, Brasil. (1993) Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Literatura, Bacharel em Direito . Servidora Pública na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, atuando como Professora e Gestora Escolar (1985 a 2014). Coordenadora de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (2015). Gerente de Gestão Escolar, (2017) Gerente Pedagógica de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (2018/2021) Palestrante na área de Educação pelo Instituto Conhecer – Máxima Eventos.
O Papel do Gestor Frente às Novas Tecnologias Educacionais
– Plataformas síncronas e assíncronas;
– Ensino Híbrido;
– Metodologias Ativas;
– Cultura Make na Educação;
– Papel do gestor do gestor na implantação e execução as tecnologias educacionais.
Lisalba Camargo
Espírito Santo
Especialista em Informática na Educação e graduada em Sistema de Informação. Atua como diretora de desenvolvimento da Microkids Tecnologia Educacional desde 1996. Desenvolveu a primeira coleção de tecnologia educacional do Brasil no ano de 2000. É autora: Coleção Microkids Tecnologia Educacional com 13 livros na 6ª edição. Projetos ETC – Educação, Tecnologia e Construção com mais de 20 livros paradidáticos de projetos integradores com a tecnologia educacional. Iniciou como professora em 1982 e atua na área de tecnologia educacional desde 1990.
Legislações Educacionais e a aplicabilidade diária na escola.
A ordem jurídica, constituída pela legislação educacional, estabelece as condutas e ações para a gestão da escola.
Na palestra “LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E SUA APLICABILIDADE NO DIA A DIA DA ESCOLA” vamos mostrar a você gestor escolar, que a legislação educacional, constituída pela Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases, outras Leis correlatas e Resoluções, é a base de sua gestão, derrubando os paradigmas ainda existentes no ambiente escolar que Legislação é algo chato e difícil. Traremos fundamentação e subsídios para que sua gestão esteja pautada na legalidade.
Faremos uma abordagem prática das principais leis e resoluções que estabelecem as bases e estruturas do funcionamento dos sistemas de ensino, com ênfase no funcionamento das escolas.
Iremos também orientar sobre seu Plano de Gestão, documento primordial para organizar o seu planejamento, onde você irá definir junto a sua equipe escolar, as metas e ações da sua escola, visando garantir os direitos de aprendizagem dos alunos com a melhoria dos resultados da escola, finalidade principal de todo seu trabalho.
Andressa Bonatto
Espirito Santo
Palestrante, Assessora técnico/pedagógica em Secretarias Municipais de Educação/Escolas Privadas e Hipnoteraupeta. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Institucional e Orientação Parapsicológica e Hipnoterapia do Sistema Grisa.
Ética e Gestão De Conflitos No Ambiente Escolar
Objetivamos com este tema salientar relevantes aspectos sobre o ensino e a prática da Ética no ambiente escolar. Exaltaremos a importância e o significado da ação docente como mediadores na formação de cidadãos éticos, preparados para o exercício da cidadania concebendo-a como postura proativa de participação social. Na sequência, vamos abordar a temática Gestão de Conflitos, sendo os princípios éticos e morais fios condutores tanto para a convivência respeitosa, quanto para as resoluções relacionais. Daremos ênfase à comunicação eficaz intra e interpessoal e em como tornar este conteúdo atrativo e efetivo no ambiente escolar.
Erika Neves
Rio de Janeiro
Mestranda em Ciência da Educação, Psicóloga Clínica e Educacional. Professora por dez anos nas Classes de Alfabetização, buscou a formação em Psicologia objetivando oferecer maior suporte aos seus alunos no processo de ensino aprendizagem. Foi precursora no Programa de Saúde do Profissional Educador, SEMED Teresópolis – RJ . Especializada em Psicopedagogia, Análise Transacional e Competência nas relações, dedicou-se ao Serviço de Psicologia Escolar da Creche ao Ensino Médio. Orientadora no Programa de Orientação Vocacional/Profissional. Palestrante nas áreas de saúde e educação com enfoque na Saúde Mental e Inteligência Relacional
Coordenação Pedagógica: unindo esforços e superando desafios.
– Ambiente escolar favorável à aprendizagem.
– Definição e importância do papel da coordenação na organização do ambiente.
– Caracteristicas de uma coordenação que visa provocar mudanças significativas.
– Como incentivar e auxiliar a equipe na elaboração e desenvolvimento de projetos pedagógicos.
– A importância das relações éticas (união de esforços) para resolução de conflitos ( superação de desafios) na construção da comunidade escolar.
– BNCC – Como colocar em prática de forma assertiva?
paty fonte
rio de janeiro
Educadora especialista em Pedagogia de Projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice” e “Competências Socioemocionais na escola” – publicados pela editora WAK; , coach, palestrante.
A comunicação nas escolas: novidades estratégicas imprescindíveis!
Em nosso encontro, falaremos sobre:
• Como ampliar a visibilidade dos seus projetos e atividades mobilizando e engajando sua comunidade educacional
• Escolas têm a faca e o queijo na mão: usando seu grande diferencial a seu favor!
• Redes sociais, internet, vídeos, eventos e outros instrumentos essenciais
• Comum-nique-se: aplicando instrumentos de comunicação sob uma ótica potencializada e estratégica!
• Emocione-se: recriando laços de fidelização usando técnicas de storytelling!
• Cases inspiradores: exemplos nacionais e internacionais
José Alessandro
Rio de Janeiro
Relações-públicas, especialista em marketing e comunicação educacional.Recentemente premiado em Washington, nos Estados Unidos, pela Associação Nacional de Relações Públicas de Escolas Norte-americanas por suas estratégias de comunicação em escolas.
Uma visão de comunicação educacional com 24 anos de experiência e resultados significativos no dia a dia escolar embasada nos conceitos de Relações Públicas.
Programas Federais: sua aplicabilidade no âmbito escolar.
Como garantir a assistência financeira e técnica do MEC/FNDE às Unidades de Ensino
PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) –
Ações Agregadas (Escola Acessível- eixo estrutura) ( Escola Conectada e Emergencial – eixo qualidade)
IDEGES (Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE) – Adesão, Execução e Prestação de Contas PDDE.
PDDE Interativo- ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas.
Legislação PDDE em vigência.
Raquel Gonzaga
espirito santo
Graduada em Pedagogia, Especialização em Educação Especial Inclusiva. Coordenadora na Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha – Caixa Escolar (Programas Alimentação Escolar Municipal), PMDDE – Captação de Recursos- Programas Federais. PDDE/FNDE – Obras Proinfancia/FNDE, Programa LSE/FNDE – Levantamento Situacional das Escolas – PAR/FNDE – Plano de Ações Articuladas – PDDE/FNDE- Programa Dinheiro Direto nas Escolas e Ações Vinculadas – Tutoria do Programa FPE/FNDE – Formação Pela Escola- 2012-2013. Membro do Conselho Municipal de Educação- no período de 2014 a 2017 (Decretos Municipais Nº 111/2014 e 117/2016 Membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle do Fundeb- 2018(Decreto nº 26/2018).