nosso time
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Qual perfil do Gestor Escolar dessa nova década?
Objetivos do Encontro:
• Fortalecer dicas de como promover a melhoria da qualidade da educação de sua escola com fontes e evidências relacionadas ao ensino e a aprendizagem;
• Proporcionar oportunidades aos gestores escolares de práticas para atuarem o processo de ensino e aprendizagem utilizando o planejamento, monitoramento e avaliação como meios para alcançar uma aprendizagem significativa e eficiente.
• Apresentar aos gestores mecanismos para ampliação da análise intencional na direção dos resultados pretendidos com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como: a elaboração, a circulação, a partilha de dados e informações, bem como a produção de conhecimento.
• Incentivar os gestores a refletirem sobre suas práticas na gestão escolar, para desenvolverem estratégias que favoreçam a qualidade do ambiente escolar, dos processos educativos, técnicos, administrativos e pedagógicos, com foco na melhoria dos resultados desempenhos escolares e das as avaliações externas.
• Como trabalhar com ferramentas que posam identificar coerências entre resultados desejados, desempenhos, estratégias e experiências de ensino e aprendizagem.
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VILMAR DE BRITTO
espírito santo
Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia Magistério; Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação pela PUC-RJ, e Planejamento Educacional Pela UNIVERSO. Dirigente Municipal de Educação do Município de Jerônimo Monteiro desde 2017. Atuou como Gestor da EEFM “Jerônimo Monteiro” no Município de Jerônimo Monteiro; Gerente de Gestão Escolar SEME de Cachoeiro de Itapemirim; Atuou como Professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo – Cachoeiro de Itapemirim; Preceptor do Curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba. Presidente da UNDIME-ES e Região Sudeste de 2017-2021. Conselheiro Estadual de Educação desde dezembro de 2019.
O plano de Gestão Escolar e as Principais Ferramentas de um planejamento.
O plano de gestão tem por finalidade, proporcionar as condições necessárias para que a escola cumpra o seu papel de desenvolver um ensino de qualidade, assegurar a permanência dos alunos na escola, conquistar novos alunos com uma prática eficaz. O plano de gestão é, portanto, um documento que deverá conter todas as informações e ações necessárias, para a boa gestão da escola.
Alguns dos pontos que devem estar dentro de um plano de gestão escolar são:
• número de funcionários;
• número de matrículas ativas;
• número de alunos que deixam a escola por ano ou semestre;
• calendário anual;
• metodologias educacionais;
• recursos e finanças;
• ações e eventos promovidos pela gestão escolar
Iremos abordar em nossa live alguns temas primordiais para melhor atender sua realidade, para desenvolver um plano de gestão escolar eficaz e eficiente.
São eles:
• Conhecer a realidade e situação escolar, bem como sua comunidade e sua clientela
• Elabore o Projeto Político Pedagógico
• Desenvolver as metodologias a serem adotadas a curto e longo prazo
• Identificar e planejar seu plano financeiro
• Faça um trabalho colaborativo e participativo, Incluindo sua equipe ao plano
• É primordial estabelecer diálogos
• Desenvolva projetos e ações eficazes, mensuráveis, concretas e datas previstas
• O plano de gestão é um documento necessário e que deve ser avaliado e reavaliado diariamente.
Quanto mais completo for o plano de gestão escolar, melhores serão nossos resultados!
Importante saber as metas a serem desenvolvidas para um bom planejamento. O objetivo é fazer da escola referência de ensino em sua região.
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ROSELANE ARAÚJO
Espírito Santo
Mestranda em Ciências da educação pela Universidade Columbia Del Paraguai; Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo; Atuou como Gestora escolar; Gerente da Educação Infantil, Subsecretária de Educação Básica, Subsecretária de Apoio ao Ensino do Município de Cachoeiro de Itapemirim ES, FOPEIES e Educação do Campo; Atualmente é Pedagoga efetiva da Unidade Central/Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim. Coordenadora Pedagógica do Instituto Conhecer/Máxima Eventos; Pesquisadora e Palestrante.
AVALIAçãO EXTERNA DE PONTA A PONTA. Como tornar sua escola uma campeã de resultados em sua cidade?
Objetivos do Encontro:
• Fortalecer dicas de como promover a melhoria da qualidade da educação de sua escola com fontes e evidências relacionadas ao ensino e a aprendizagem;
• Proporcionar oportunidades aos gestores escolares de práticas para atuarem o processo de ensino e aprendizagem utilizando o planejamento, monitoramento e avaliação como meios para alcançar uma aprendizagem significativa e eficiente.
• Apresentar aos gestores mecanismos para ampliação da análise intencional na direção dos resultados pretendidos com o suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como: a elaboração, a circulação, a partilha de dados e informações, bem como a produção de conhecimento.
• Incentivar os gestores a refletirem sobre suas práticas na gestão escolar, para desenvolverem estratégias que favoreçam a qualidade do ambiente escolar, dos processos educativos, técnicos, administrativos e pedagógicos, com foco na melhoria dos resultados desempenhos escolares e das as avaliações externas.
• Como trabalhar com ferramentas que posam identificar coerências entre resultados desejados, desempenhos, estratégias e experiências de ensino e aprendizagem.
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Vanusa Stefanon
espírito santo
Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Especialista em Matemática na área do conhecimento de Ciências Exatas e da Terra em Pós-Graduação lato-sensu – FERLAGOS, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Iguaçu. Professora estatutária – Prefeitura Municipal de Cariacica. Integrante do grupo GEPEM-ES – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo.
A Importância da interação entre Escola, Família e Comunidade na formação integral dos estudantes
Para promover a formação integral dos estudantes considerando as múltiplas dimensões – social, corporal, cognitiva, afetiva e cultural, a escola precisa transcender a organização estática, romper com a linearidade que o currículo escolar tem se apresentado e promover interação com a família e comunidade. No Brasil, embora a formação integral tenha sido pensada de diversas maneiras no cenário escolar há décadas, o ideal de formação plena garantida por um processo educativo que auxilia a criança/adolescente a desenvolver competências para a vida, capacitando-a a fazer escolhas conscientes, começou a ganhar forças no final do século XX. Essas expectativas de ensino fazem com que o ato de educar extrapole a sala de aula e ganhe uma nova conotação: a ressignificação do ensino e da aprendizagem imbricada com o cotidiano da vida, presente na família e na comunidade do estudante. Para isso, é necessário a utilização de diversas estratégias e iniciativas coletivas, integradas, dialógicas e propositivas. Os esforços individuais e coletivos serão o fio condutor para a construção da estrutura metodizada DRS: Desafio, Reflexão e Superação.
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Valeria Grafanassi
Espírito Santo
Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguai, Assunção/Paraguai. Mestrado em Educação pelo Instituto Enrique José Varona, IEJV, Havana – Cuba (2003). Especialização em Língua Portuguesa. Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro, UNIVERSO, Espírito Santo, Brasil. (1993) Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Literatura, Bacharel em Direito . Servidora Pública na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, atuando como Professora e Gestora Escolar (1985 a 2014). Coordenadora de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (2015). Gerente de Gestão Escolar, (2017) Gerente Pedagógica de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (2018/2021) Palestrante na área de Educação pelo Instituto Conhecer – Máxima Eventos.
O Papel do Gestor Frente às Novas Tecnologias Educacionais
– Plataformas síncronas e assíncronas;
– Ensino Híbrido;
– Metodologias Ativas;
– Cultura Make na Educação;
– Papel do gestor do gestor na implantação e execução as tecnologias educacionais.
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Lisalba Camargo
Espírito Santo
Especialista em Informática na Educação e graduada em Sistema de Informação. Atua como diretora de desenvolvimento da Microkids Tecnologia Educacional desde 1996. Desenvolveu a primeira coleção de tecnologia educacional do Brasil no ano de 2000. É autora: Coleção Microkids Tecnologia Educacional com 13 livros na 6ª edição. Projetos ETC – Educação, Tecnologia e Construção com mais de 20 livros paradidáticos de projetos integradores com a tecnologia educacional. Iniciou como professora em 1982 e atua na área de tecnologia educacional desde 1990.
Legislações Educacionais e a aplicabilidade diária na escola.
A ordem jurídica, constituída pela legislação educacional, estabelece as condutas e ações para a gestão da escola.
Na palestra “LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E SUA APLICABILIDADE NO DIA A DIA DA ESCOLA” vamos mostrar a você gestor escolar, que a legislação educacional, constituída pela Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases, outras Leis correlatas e Resoluções, é a base de sua gestão, derrubando os paradigmas ainda existentes no ambiente escolar que Legislação é algo chato e difícil. Traremos fundamentação e subsídios para que sua gestão esteja pautada na legalidade.
Faremos uma abordagem prática das principais leis e resoluções que estabelecem as bases e estruturas do funcionamento dos sistemas de ensino, com ênfase no funcionamento das escolas.
Iremos também orientar sobre seu Plano de Gestão, documento primordial para organizar o seu planejamento, onde você irá definir junto a sua equipe escolar, as metas e ações da sua escola, visando garantir os direitos de aprendizagem dos alunos com a melhoria dos resultados da escola, finalidade principal de todo seu trabalho.
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Andressa Bonatto
Espirito Santo
Palestrante, Assessora técnico/pedagógica em Secretarias Municipais de Educação/Escolas Privadas e Hipnoteraupeta. Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Institucional e Orientação Parapsicológica e Hipnoterapia do Sistema Grisa.
Ética e Gestão De Conflitos No Ambiente Escolar
Objetivamos com este tema salientar relevantes aspectos sobre o ensino e a prática da Ética no ambiente escolar. Exaltaremos a importância e o significado da ação docente como mediadores na formação de cidadãos éticos, preparados para o exercício da cidadania concebendo-a como postura proativa de participação social. Na sequência, vamos abordar a temática Gestão de Conflitos, sendo os princípios éticos e morais fios condutores tanto para a convivência respeitosa, quanto para as resoluções relacionais. Daremos ênfase à comunicação eficaz intra e interpessoal e em como tornar este conteúdo atrativo e efetivo no ambiente escolar.
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Erika Neves
Rio de Janeiro
Mestranda em Ciência da Educação, Psicóloga Clínica e Educacional. Professora por dez anos nas Classes de Alfabetização, buscou a formação em Psicologia objetivando oferecer maior suporte aos seus alunos no processo de ensino aprendizagem. Foi precursora no Programa de Saúde do Profissional Educador, SEMED Teresópolis – RJ . Especializada em Psicopedagogia, Análise Transacional e Competência nas relações, dedicou-se ao Serviço de Psicologia Escolar da Creche ao Ensino Médio. Orientadora no Programa de Orientação Vocacional/Profissional. Palestrante nas áreas de saúde e educação com enfoque na Saúde Mental e Inteligência Relacional
Coordenação Pedagógica: unindo esforços e superando desafios.
– Ambiente escolar favorável à aprendizagem.
– Definição e importância do papel da coordenação na organização do ambiente.
– Caracteristicas de uma coordenação que visa provocar mudanças significativas.
– Como incentivar e auxiliar a equipe na elaboração e desenvolvimento de projetos pedagógicos.
– A importância das relações éticas (união de esforços) para resolução de conflitos ( superação de desafios) na construção da comunidade escolar.
– BNCC – Como colocar em prática de forma assertiva?
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paty fonte
rio de janeiro
Educadora especialista em Pedagogia de Projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar”, “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice” e “Competências Socioemocionais na escola” – publicados pela editora WAK; , coach, palestrante.
A comunicação nas escolas: novidades estratégicas imprescindíveis!
Em nosso encontro, falaremos sobre:
• Como ampliar a visibilidade dos seus projetos e atividades mobilizando e engajando sua comunidade educacional
• Escolas têm a faca e o queijo na mão: usando seu grande diferencial a seu favor!
• Redes sociais, internet, vídeos, eventos e outros instrumentos essenciais
• Comum-nique-se: aplicando instrumentos de comunicação sob uma ótica potencializada e estratégica!
• Emocione-se: recriando laços de fidelização usando técnicas de storytelling!
• Cases inspiradores: exemplos nacionais e internacionais
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José Alessandro
Rio de Janeiro
Relações-públicas, especialista em marketing e comunicação educacional.Recentemente premiado em Washington, nos Estados Unidos, pela Associação Nacional de Relações Públicas de Escolas Norte-americanas por suas estratégias de comunicação em escolas.
Uma visão de comunicação educacional com 24 anos de experiência e resultados significativos no dia a dia escolar embasada nos conceitos de Relações Públicas.
Programas Federais: sua aplicabilidade no âmbito escolar.
Como garantir a assistência financeira e técnica do MEC/FNDE às Unidades de Ensino
PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) –
Ações Agregadas (Escola Acessível- eixo estrutura) ( Escola Conectada e Emergencial – eixo qualidade)
IDEGES (Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE) – Adesão, Execução e Prestação de Contas PDDE.
PDDE Interativo- ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas.
Legislação PDDE em vigência.
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Raquel Gonzaga
espirito santo
Graduada em Pedagogia, Especialização em Educação Especial Inclusiva. Coordenadora na Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha – Caixa Escolar (Programas Alimentação Escolar Municipal), PMDDE – Captação de Recursos- Programas Federais. PDDE/FNDE – Obras Proinfancia/FNDE, Programa LSE/FNDE – Levantamento Situacional das Escolas – PAR/FNDE – Plano de Ações Articuladas – PDDE/FNDE- Programa Dinheiro Direto nas Escolas e Ações Vinculadas – Tutoria do Programa FPE/FNDE – Formação Pela Escola- 2012-2013. Membro do Conselho Municipal de Educação- no período de 2014 a 2017 (Decretos Municipais Nº 111/2014 e 117/2016 Membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle do Fundeb- 2018(Decreto nº 26/2018).